O melhor molho de tomate é o caseiro. É feito na hora, possui acidez natural, sabor e aroma dos seus ingredientes preferidos, sal a gosto, consistência ideal. Pode ser usado em pizzas, omeletes, macarrão ou consumido puro.
Vou deixar aqui uma sugestão, mas você pode fazer o seu molho do jeito que preferir. Pode diminuir a quantidade dos temperos, excluir os que não lhe agradam, acrescentar outros, temperar somente com azeite ou manjericão e sal, como preferir.
Tempo de preparo: 1 hora.
Rendimento: em torno de 520gr.
Ingredientes:
1kg de tomates bem maduros
100gr de cebola
20gr de azeite de oliva
10gr de manjericão
10gr de alho
Sal a gosto.
Pimenta do reino ou pimenta da sua preferência a gosto.
Modo de preparo:
1 - Pique a cebola, o alho, o manjericão e coloque no liquidificador. Em seguida, coloque os tomates aos poucos e pulse somente, para que fiquem alguns pequenos pedaços.
2 - Derrame o conteúdo em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo de tempos em tempos.
3 - Enquanto o molho cozinha, coloque o azeite de oliva. Se você preferir, pode colocar o azeite após o cozimento. Essa quantidade de azeite torna notório o seu sabor.
4 - Após 30 minutos no fogo, a água do tomate começa a secar, adicione água sempre que necessário e cozinhe por mais 30 minutos.
5 - Próximo ao término do cozimento, acrescente o sal e a pimenta a gosto, deixe cozinhar mais um pouco.
6 - Quando alcançar a consistência desejada, retire a panela do fogo e em seguida tampe hermeticamente, deixe assim até que o molho esfrie por completo. Isso fará com que os ingredientes liberem todo seu aroma e sabor.
*Observação: Molhos desse tipo, feitos com tomates frescos são fonte de licopeno. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados. Este possui maior aproveitamento quando combinado a uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada (azeite). A absorção do licopeno é maior quando o alimento em questão é cozido, pois o rompimento das paredes celulares facilita o contato deste com a mucosa intestinal. Assim sendo, alimentos como a massa e o molho de tomate são ótimas fontes desse antioxidante valioso e barato. Existem algumas evidências de que o consumo regular de licopeno diminui a probabilidade do indivíduo ter câncer de próstata e dos pulmões. De fato, estudos australianos em fase avançada estão demonstrando que o uso regular do licopeno reduz a incidência de alguns tumores viscerais.
Fonte : trecho sobre licopeno retirado da Wikipédia.
Comentários
Postar um comentário